Casa Perini Fração Única Pinot Noir

Recomendação Tintos&Tantos

Casa Perini Fração Única Pinot Noir

Esse vinho é resultado de uma história que começa no sul do país, e também de escolhas muito assertivas.

Vamos começar pelo começo.

Farroupilha é uma cidade da Serra Gaúcha, onde vivem cerca de 70.000 pessoas. Foi onde se instalaram as primeiras famílias de imigrantes italianos que vieram ao Brasil, em maio de 1875, um ano antes da chegada da família Perini ao Brasil, com Giuseppe e Antônio.

E foi em Farroupilha, também, que teve início o que viria a ser a história da Casa Perini, quando João Perini, filho de Giuseppe, começou a produzir seus primeiros vinhos no porão de sua casa, em 1929.

Hoje, a Casa Perini é uma das principais vinícolas do Brasil. E, apesar de muito inovadora, concilia a implantação de novas tecnologias que permitem, por exemplo, rastreabilidade completa de seu processo produtivo, com a manutenção de uma importante tradição como a colheita exclusivamente manual, que garante a seleção criteriosa das uvas.

E o vinho Fração Única Pinot Noir, que provamos e aprovamos, é elaborado a partir de uvas que, além de selecionadas pela colheita manual, são provenientes de parcelas do vinhedo escolhidas a dedo, a partir de resultados avaliados ao longo do tempo. Tanto é assim que, no seu rótulo, podemos ler:

“Após mais de uma década de pesquisa e trabalho árduo na implantação de videiras europeias, foram selecionadas pequenas frações de vinhedos em excelência que expressam o melhor do terroir em vinhos únicos”.

E o que faz a diferença entre uma parte e outra de um mesmo vinhedo? A densidade do plantio das vinhas, o rendimento de cada planta, entre outros muitos fatores... Nada é por acaso. Bons vinhos são sempre resultado de boas escolhas por parte do agricultor e do enólogo.

O Fração Única Pinot Noir é assim.

Sua cor é de um vermelho rubi mais claro, típico dos elegantes Pinot Noirs, e resultado das cascas mais finas dessa variedade.

Os aromas que encontramos mais presentes no Fração Única Pinot Noir foram de frutas vermelhas, como cerejas e morangos, além de agradáveis toques de especiarias como noz moscada, baunilha e canela.

Na boca, esse é um vinho fresco e macio. De corpo médio, mas claramente bem estruturado. Em seu processo de vinificação, estagiou durante 6 meses em barricas de carvalho francês e americano.

Com 12,5% de teor alcoólico, é um vinho muito recomendável para cogumelos em geral. Um risoto ao funghi. Uma pizza de shitake. Além disso, a leveza e a elegância desse vinho são perfeitas para o peru assado de Natal, sabia?

E, para servir o Fração Única Pinot Noir potencializando todas as suas qualidades, procure a temperatura aproximada de 15°C.

Para encerrar, se quiser saber mais sobre a elegante uva Pinot Noir, clique aqui.

E, agora que você já conhece um excelente tinto elaborado pela Casa Perini, que tal conhecer também um vinho rosé desse mesmo produtor? Para isso, clique aqui.

E, se quiser saber mais sobre a Recomendação Tintos&Tantos, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em