Maravides Chardonnay

Recomendação Tintos&Tantos

Maravides Chardonnay

Nenhum grande resultado acontece por acaso. Após degustar e aprovar esse vinho, a gente começa a pesquisar e descobre o que faz ele ser tão especial. Não é pouca coisa.

Quem produz o Maravides Chardonnay é a vinícola espanhola Viñedos Balmoral, cujas vinhas são cultivadas no pequeno município de Alpera, na província de Albacete, comunidade autônoma de Castilla-La Mancha.

Mas o mais importante da localização desse vinhedo é o fato de ele estar a 1.000 metros de altitude do nível do mar, o que favorece muito a produção de vinhos frescos e de maior acidez, como é o caso. Se você quiser saber mais sobre a relação entre a altitude e o vinho, clique aqui.

Se você está estranhando a ideia de um Chardonnay elaborado na Espanha, pense que, com um verão ameno e noites muito frias, a localização privilegiada da Viñedos Balmoral é muito adequada para o cultivo de uvas típicas de climas mais frios, como a Chardonnay, tão cultivada na Borgonha e especificamente na região de Champagne!

Adepta dos princípios da viticultura ecológica, essa vinícola prima pela sustentabilidade e respeito à biodiversidade local, e conta com o apoio do enólogo francês Hervé Jestin, um dos maiores especialistas em viticultura biodinâmica.

As uvas, colhidas manualmente, passam por um processo de prensagem suave, gerando um mosto puro e elegante, que vai à fermentação em tanques de aço inoxidável com temperatura controlada.

Após a fermentação, esse vinho amadurece em contato com as células mortas de leveduras durante 3 meses, ainda em tanque de aço. Se você já ouviu falar em sur lies, e não sabe o que é, é isso. É esse tipo de contato com as borras das leveduras, que proporciona ao vinho mais estrutura, corpo, complexidade aromática, sabor...

O resultado desse cuidado todo é um vinho bem brilhante com alguns reflexos que chegam a lembrar o dourado.

Seus aromas são bem vibrantes e cítricos, remetendo a maçãs verdes. Também encontramos notas de pêssego e um toque floral bastante interessante.

Ele tem uma acidez bem marcante, de fato, mas que está perfeitamente equilibrada, num resultado proporcional e agradável, e com boa persistência. Na boca, apresenta também uma certa mineralidade que lhe confere ainda mais charme.

Esse não é um vinho branco de vida curta, certamente. Degustamos um exemplar da safra de 2016, e ele se mostrou sem pressa. Ele tem potencial para aguardar o momento certo de ser degustado. Quem sabe, inclusive, com ostras, que parecem ser uma boa escolha para acompanhá-lo, para quem as aprecia.

Outra harmonização que imaginamos interessante para o Maravides Chardonnay: uma tábua de queijos cremosos como brie e camembert e de queijos mais gordos como emmental, gouda e gruyère. E, falando em queijos, por que não uma massa ou risoto, ou pizza aos quatro queijos? Se você só consegue imaginar queijos com vinho tinto, quebre esse paradigma, e leia sobre isso clicando aqui.

Para esse vinho mostrar seu esplendor, na nossa opinião o melhor é servi-lo a uma temperatura aproximada de 9°C. Se ele estiver muito mais frio, seus aromas se esconderão. E, se estiver muito mais quente, aumentará injustamente a percepção alcoólica, em um vinho que está perfeitamente equilibrado com seus 12% de álcool.

Ah, importante dizer que o Maravides Chardonnay chega ao Brasil importado pela Hispania Vinhos! E, se quiser conhecer um espetacular e muito inusitado espumante rosé, produzido também pela Viñedos Balmoral, clique aqui.

E, se quiser saber mais sobre a Recomendação Tintos&Tantos, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em